Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Catarata é a principal causa de perda de visão

Postado em 21/01/2020



A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um relatório mundial sobre visão e os dados divulgados sobre a saúde ocular mundial são alarmantes. Segundo a entidade, ao menos 2,2 bilhões de pessoas têm algum déficit de visão e quase 1 bilhão dos casos poderiam ser evitados e tratados.

O relatório constatou que o envelhecimento da população, a mudança de estilo de vida e o acesso limitado à assistência oftalmológica estão entre os principais fatores do crescente número de pessoas que vivem com deficiência visual. Dentre as múltiplas questões que impactam a saúde ocular, os especialistas têm alertado para a necessidade de proteger os olhos dos raios UV-A e UV-B.

Com raros casos congênitos, a condição é, geralmente, adquirida e está diretamente relacionada ao envelhecimento. Considerando que o brasileiro já alcança a expectativa média de 76 anos e estimativas recentes do IBGE apontam que nas próximas duas décadas teremos mais idosos do que crianças vivendo no Brasil, é uma condição que inspira cuidados. Aproximadamente 85% das cataratas são classificadas como senis, com maior incidência na população acima de 50 anos.

Os pacientes que sofrem desse problema geralmente apresentam visão borrada ou dupla, sensibilidade ou enxergam as luzes e veem as imagens distorcidas. Especialista afirmam que uma vez que a catarata foi diagnosticada, o médico oftalmologista saberá indicar o melhor tratamento para cada caso. Na maioria dos casos, o tratamento cirúrgico é o único capaz de restabelecer a visão do paciente.

Segundo indicador do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 14 milhões de brasileiros têm a visão prejudicada em função de erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), e para esses casos, o uso de lentes de contato pode ajudar a corrigir as necessidades de correção. Por isso, especialistas recomendam que as pessoas fiquem atentas a saúde ocular e frequentem oftalmologistas periodicamente para um acompanhamento anual. Assim será possível diagnosticar doenças que podem prejudicar a visão, prevenindo-as.

O ASSIM SAÚDE se preocupa com a sua saúde.



X